quinta-feira, 26 de março de 2009

Um pouco sobre a História do Rock Cristão



O Rock Cristão surgiu no início dos anos 70 (EUA), sendo alvo de muito preconceito e críticas. Hoje podemos dizer que o preconceito prevalece mais contra as bandas “pesadonas” do Metal Cristão. Fora isso, a crítica nunca morrerá. Só que quanto mais se critica, quanto mais se reprime, a tendência é expandir e (pasme) o rock tem sido um dos veículos mais poderosos do evangelho no mundo inteiro, tem chegado a lugares que não podemos nem pensar, ajudando a transformar muitas vidas que estão inundadas na falsa liberdade (drogas, prostituição e etc).
O efeito do rock é rápido, repetitivo e eficaz. É por isso que atinge tanto os jovens, porque a cada dia as novas gerações querem coisas rápidas e de fácil absorção.


As nossas igrejas hoje tocam rock! Depois de tanto tempo rejeitando esse estilo musical, podemos dizer que, a maioria das igrejas evangélicas tocam rock no louvor. Até mesmo as mais tradicionais que defendem o bloqueio desse estilo musical acabam tocando batidas de rock sem saber (risos).


Para o jovem mais preocupado, que vive morrendo de medo de escutar rock cristão e que vive com um peso na consciência porque alguém sempre vem dizer algo contra, tenho algumas respostas para as lendas que andam te contando: O Rock não é do Diabo, O rock não vem do inferno (porque no inferno haverá apenas pranto e ranger de dentes), Deus criou a música.
Espero que nessa altura do campeonato você (leitor) esteja mais relaxado e tranqüilo para escutar um bom rock cristão sem nenhuma preocupação. Claro! Vale lembrar que em todos os setores da sociedade existem os corruptos que se corrompem e tentam corromper os outros. No rock cristão não é diferente... Também existem muitos falsos crentes. Mas lembrem-se sempre: “Pelo fruto conhecereis a árvore”.


Como a intenção dessa matéria é falar dos DEZ destaques de 2007 vamos ao que interessa:


Bride Teve um ano relativamente complicado. Todos esperavam uma nota oficial do fim da banda, porem... Mais uma vez o Dale surpreende a todos. Primeiro nos disse que Troy sairia da banda por algum tempo para se dedicar na Itália, e que ele (Dale) está montando uma banda paralela. Dias depois sai uma nota falando que Troy não viajaria e que o novo Cd está em andamento. Fiquem espertos! Provavelmente em 2008 terá uma turnê do Bride no Brasil. Longa vida ao Bride!

Mortification Lançou o super CD Live Humanitarian, de altíssima qualidade e prometeu lançar o Dvd do álbum esse ano, o que não aconteceu ainda. Steve não anda bem de saúde, esse é um dos motivos que sempre pesam antes de acertar agendas de shows aqui no Brasil. Recentemente, Steve publicou uma nota em que diz que em 1995 foi jurado de morte por um grupo de satanistas do Black Metal, cá pra nós... Isso não é mais novidade, somos mais que vencedores em Cristo Jesus! O “mortifa” está sempre influenciando a cena extrema do Metal Cristão por isso merece nosso grito de Longa Vida!


Petra A considerada pioneira banda de rock cristão... Apesar de ter oficializado o fim da banda há dois anos atrás... Fez um show beneficente (no começo de Dezembro) na Argentina. John Schlitt anunciou seu cd solo e disponibilizou trechos no site Os integrantes podem ter encontrado um ponto final, mas a banda continua viva e sua música é atuante no cenário mundial. Por isso está aqui nosso desejo de vida longa ou nova vida ao Petra.

Rodolfo Abrantes Vem, aos poucos, ganhando espaço significativo no rock cristão nacional! Apesar de sua grande experiência no estilo musical (rock), está engatinhando com muita responsabilidade na cena. Tem se preocupado bastante com a mensagem a ser passada e como influenciar (agora de forma positiva) os jovens. O mais importante é que ele está do lado certo. Vida Longa ao rock cristão de Rodolfo Abrantes

PG Desde que começou carreira solo, o nome dele só fez crescer no cenário nacional. Podemos afirmar, hoje, que é um dos poucos “completos” no Brasil. Encheu os olhos da galera com o Cd e Dvd Eu Sou Livre, mantendo a linha rock n’ roll e dando uma calibrada na performance de palco. Vida Longa PG!

MegaDeth Calma... Antes de começar a estranhar, quero aqui falar para quem ainda não sabe, que o líder da banda Dave Mustaine foi resgatado da magia negra e se converteu em 2002, de lá pra cá Deus vem moldando essa banda, as letras abordam uma temática cristã e Dave está se dedicando a essa nova vida. Tempo atrás divulgou uma nota que não toca em show que alguma banda satânica ou de origem duvidosa for tocar também porque ele tem que defender a sua crença (Jesus Cristo). È por essas e outras que o MegaDeth merece estar na lista de Rock Cristão de 2007. Vida longa ao novo MegaDeth.

Rob RockFez um dos mais belos trabalhos de sua trajetória, o cd “Garden of Chaos”. Rob Rock sempre será destaque, por toda a sua bagagem musical e composições de altíssima qualidade, a banda consegue a proeza de influenciar bastante o meio secular. Mesmo sem rótulos, sabemos que Rob Rock tem contribuído para o rock cristão. Longa vida ao Rob Rock.

Skillet O som é muito bem trabalhado, apesar de viver numa indefinição de estilo ( coisa normal no meio do rock cristao), está concorrendo a melhor performace do Rock Gospel em 2007 pelo Grammy. Esse é a verdadeira conquista da banda nesse ano, algo ja esperado. Longa Vida com Jesus ao Skillet.

Pillar Concorrente do Skillet no Grammy. A banda também encerrou as gravações do cd (já alvo de críticas) “For The Love of The Game”. Quem acompanha a banda desde o início vem sentindo a diferença no estilo musical (atual da banda) que tem acompanhado a tendência New Metal. A banda verdadeiramente é uma coluna no Rock Cristão. Vida Longa Pillar!

Third Day O terceiro dia mudou a vida da humanidade quando Jesus ressuscitou. Essa banda tem um papel bem evangelístico, levando a mensagem cristã pura sem arrodeios e transformando vidas com essa mensagem. A mistura de rock pop com adoração da certo sim! Third Day está ai para contar história... Presenteou os fans com duas lindas coletâneas esse ano, Chronology Volume 1 e 2. A banda tem mais de vinte prêmios, três deles no Grammy. Sabe aquela música que penetra na alma? Third Day (com inspiração divina) sabe fazer. E esse ano de 2007 a banda se expandiu no horizonte brasileiro. Vida Longa Third Day.

4 comentários:

PEDIGREE DO PEIXE disse...

The Enter Project, é um trabalho conceitual e com referências dos sons da decada de 80 da cena inglesa pós punk, new wave, e rock inglês. projeto formado por dois componentes: Mauricio monteiro e Chad Warlynn
é lançamento do Bola music em 2009
um trabalho totalmente diferente em se tratando de christian music no Brasil
assistam e curtam galera!!!

www.youtube.com/watch?v=SekjG4ooj9w

Unknown disse...

Gostei do que disse..realmente o rock cristão temmuito preconceito,maais nem assim deixo de escutaar.. tento mostraar aspessoas q o rock tbm existe no mundo cristão.. assim como os outros estilos de musica.. Temrockeiros q são mais evaangelicos do q muitos crentes por ai dentro da igreja..
Maas graças aa DEus o movimento do rock cristão tah crescendO.

Central Jovem Brasil disse...

Excelente matéria.
Sou cristão, nascido nas Assembléia de Deus, e desde pequeno sofro com preconceitos com relação ao estilo musical que escuto. Por isso, essas matérias são importantes para quebrar os paradigmas que ainda persistem em existir em nosso meio.

Lamento não haver notícias nas postagem de bandas como Fruto Sagrado (minha preferida), Oficina G3 e Metal Nobre.

Amei o blog, nós da Central Jovem Brasil estamos lhe seguindo.

Acessem e visitem nosso blog:

>>centraljovembrasil.blogspot.com

Paulo Angell disse...

E isso ai cara eu sou da Assembleia de Deus e muitos me criticam por curtir rock e eu ligo?ñ dou ouvido quando estão certo imagina quando estão errado.